Corpos editoriais

A MIDAS é constituída por um comité editorial composto por cinco editores de várias universidades portuguesas.

Alice Semedo (Universidade do Porto)

Entre outras funções, tenho sido professora de museologia (desde 1994) e diretora do curso de mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) nos últimos quatro anos. Neste curso leciona disciplinas que demonstram bem os seus diferentes interesses de ensino e investigação: museus e museologia, estudos e gestão de coleções e, finalmente, políticas e práticas de comunicação em museus. (Ler mais…)

Paulo Simões Rodrigues (CHAIA, Universidade de Évora)

Doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora e mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Investigador integrado do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, membro do Centro HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e professor auxiliar do departamento de História da mesma universidade. Atualmente é diretor do CHAIA, diretor da comissão de curso do mestrado de Museologia e adjunto da comissão de curso do doutoramento de História da Arte. (Ler mais…)

Pedro Casaleiro (Museu da Ciência, Universidade de Coimbra)

Museólogo do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Portugal) desde 2003, onde exerce o cargo de vogal da direção, como responsável pelas coleções e exposições. Foi gestor do projeto museológico, financiado pelo POC/FEDER, de remodelação e adaptação do Laboratório Chimico na primeira fase do Museu, de 2003 até à abertura oficial em dezembro de 2006. É docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2006, no 2.º Ciclo em História, especialização em museologia, onde leciona os seminários de “Discurso museológico” e “Museus, Investigação e Educação”. (Ler mais…)

Raquel Henriques da Silva (IHA, Universidade Nova de Lisboa)

Professora associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de História da Arte (Portugal). Leciona os seminários do mestrado em História da Arte do século XIX e é coordenadora científica do mestrado em Museologia. Autora de estudos de investigação e divulgação nas áreas do urbanismo e arquitetura (século XIX-XX), artes plásticas e museologia. Comissária de exposições de arte. É diretora do Instituto de História da Arte (IHA). (Ler mais…)

Ana Carvalho (CIDEHUS, Universidade de Évora), editora assistente

Doutoranda em museologia na Universidade de Évora, sendo atualmente bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Licenciada na área da conservação do património e mestre em museologia pela Universidade de Évora, com uma tese sobre património imaterial e os museus (2009). É colaboradora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora. É autora do blogue “No Mundo dos Museus” (Prémio APOM), onde escreve sobre museologia. (Ler mais…)

Além deste núcleo, fazem parte da equipa:

Cristina Barros Oliveira (IHA, Universidade Nova de Lisboa), publicação de conteúdos

Licenciada em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa onde obteve também o mestrado, especializando-se na preservação de instalações artísticas. Atualmente é doutoranda em História da Arte, na vertente de Museologia e Património, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, com uma bolsa de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sendo também membro colaboradora do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL). (Ler mais…)

Elisa Noronha (Universidade do Porto), conceção gráfica das capas

Doutoranda do curso de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde desenvolve uma pesquisa interdisciplinar sobre museus de arte contemporânea ibero-americanos. Iniciou a pesquisa com uma bolsa de investigação para estrangeiros concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian e, posteriormente, foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Co-coordenou a publicação Atas do I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (3 volumes, Universidade do Porto, 2010). Tem como temas de interesse: as políticas museológicas, os discursos museológicos, os museus e processo artístico, as artes visuais. (Ler mais…)

A revista conta ainda com a colaboração de Inês Fialho Brandão para a revisão de conteúdos em inglês e com Joana d’Oliva Monteiro para apoio ao secretariado.

A MIDAS tem um comité científico (cf. lista no website da revista) que assegura o processo de arbitragem científica, além de vários especialistas convidados que avaliam os artigos submetidos (cf. Referees 2012).


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.