A revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares acaba de publicar o seu 4.º número, que se encontra disponível em http://midas.revues.org.
Além de uma secção para temáticas diversas (Varia) e de um espaço para recensões críticas, este número inclui um dossier especialmente dedicado à relação dos museus com a urbanidade. A ideia surgiu pela possibilidade de se explorar a ideia de urbano e a forma como o museu habita o espaço, as ligações com a paisagem, com o património, com a identidade dos lugares. Sendo uma temática transversal, suscita várias problemáticas para a museologia contemporânea, o que corresponde a uma das intencionalidades da MIDAS, ou seja, assinalar a permanente reinvenção da ideia de museu, a compreensão e problematização das realidades museológicas que são cada vez mais complexas e cada vez menos contidas entre as paredes do museu. Helena Barranha (Universidade Técnica de Lisboa) e Nuno Crespo (Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa) foram os editores convidados deste dossier que ganhou forma como “Museus, Utopia e Urbanidade”. O dossier apresenta diferentes olhares e várias possibilidades de reflexão, sem esgotar toda as frentes de interrogação que o tema suscita.
Na secção “Varia” destacam-se três artigos. O primeiro, de Inês Ferreira (Câmara municipal do Porto/Universidade do Porto), coloca o enfoque na possibilidade dos museus promoverem a participação, através do conceito de objectos mediadores. O segundo artigo, de Alecsandra Matias de Oliveira (Universidade de S. Paulo, Brasil) enquadra o processo de construção do painel Epopeia Paulista e a sua relação com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Um terceiro artigo, da autoria de Andreia Vale Lourenço (Museu da Cidade de Aveiro), reflecte sobre representações e públicos.
Este número inclui ainda três recensões críticas de publicações recentes, sendo que duas delas resultam de teses de mestrado portuguesas. É o caso de “Museu de Arte Contemporânea de Serralves, os Antecedentes, 1974-1989” (Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa) e de “Museu Académico de Coimbra: Evolução Histórica, Coleções e Proposta de Atualização” (Universidade de Coimbra). A última recensão incide sobre o livro do espanhol Jesús-Pedro Lorente sobre a história da museologia.
Os editores da MIDAS agradecem a colaboração de todos os autores e a participação de Helena Barranha e Nuno Crespo na coordenação do dossier temático. Uma nota de agradecimento dirige-se em particular para Carlos Bunga, pela cedência da imagem da capa, e para Nuno Cera, na qualidade de autor mas também por ter autorizado a utilização das suas imagens. Uma palavra final de agradecimento especial para todos os que se juntaram aos editores na edição deste número: Ana Carvalho, Joana d’Oliva Monteiro, Cristina Oliveira, Elisa Noronha Nascimento e Inês Fialho Brandão.
MIDAS | 04
Varia
Inês Ferreira
Objetos mediadores em museus
Alecsandra Matias de Oliveira
Epopeia paulista: a experiência do ateliê-residência no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Andreia Vale Lourenço
Reflexões sobre diversidade de representações, diversidade de públicos e de estratégias interpretativas
Dossier temático: «Museus, utopia e urbanidade»
Sob a coordenação de Helena Barranha e Nuno Crespo
Helena Barranha e Nuno Crespo
Museus, utopia e urbanidade
Rachel Morris
Imaginary museums: What mainstream museums can learn from them?
Roser Calaf e Sué Gutiérrez
La ciudad como museo: Interpretaciones para construir utopía y urbanidad
Maia Morel
Le musée comme outil de remédiation identitaire: Le cas du Louvre-Lens
Catarina Marto
Módulos com maior porosidade em relação à comunidade: Uma sugestão para centros de arte contemporânea
Bárbara Coutinho e Ana Tostões
A exposição com “obra de arte total”: O MUDE como caso de estudo
Ricardo Carvalho e Joana Vilhena
Fazer um museu numa ruína moderna
José Alberto Ferreira
Por uma poética da fragilidade. Para um museu dos Bonecos de Santo Aleixo
Nuno Cera
Ensaio visual
Recensões críticas
Adelaide Duarte
Leonor Oliveira – Museu de Arte Contemporânea de Serralves, os Antecedentes, 1974-1989
David Felismino
Rui Lopes – Museu Académico de Coimbra: Evolução Histórica, Coleções e Proposta de Atualização
Ughetta Molin Fop
Jesús-Pedro Lorente – Manual de Historia de la Museología
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Revista MIDAS (16 de Março de 2015). MIDAS 04: “Varia” e dossier “Museus, Utopia e Urbanidade” MIDAS. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/tosu